Exposição "Vitoriosas" será aberta ao público amanhã no Galleria

A exposição "Vitoriosas" será aberta ao público nesta quinta-feira, 5 de outubro, em homenagem ao Outubro Rosa. A mostra reúne dez artistas plásticos e dez jornalistas que contaram, com textos e pinturas, a história de dez mulheres que convivem ou conviveram com o drama do câncer de mama.

A mostra poderá ser visitada gratuitamente no segundo piso do Galleria Shopping, ao lado da loja MAC, de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. O público verá, em crônicas e telas, exemplos de superação.

A primeira-dama, Sandra Ciocci, uma das líderes da campanha Outubro Rosa, participou da premier da exposição realizada na manhã desta quarta-feira, 4 de outubro, para os artistas, os jornalistas e as mulheres que participaram da mostra.

Sandra Ciocci lembrou que a fila de mamografia está zerada em nossa cidade. “Vamos portanto fazer uma busca ativa para encontrar aquelas mulheres que, por um motivo ou outro, não têm feito esse exame”.

A primeira-dama agradeceu a todos os envolvidos na exposição que “atuaram como voluntários e fizeram um trabalho genial”. “Vocês conseguiram uma junção (texto e tela) maravilhosa e inspiradora. A história de vocês vai motivar muito mais mulheres a começarem a cuidar de si próprias com mais interesse e mais carinho. Vocês são vitoriosas e inspiradoras”.

As mulheres retratadas na exposição são de diferentes idades, unidas na luta contra o câncer de mama. O processo criativo envolveu o contato dos jornalistas e artistas com as personagens, que contaram suas histórias. As mulheres que inspiraram as obras foram indicadas pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e pelo Grupo Rosa e Amor.

A Exposição “Vitoriosas” é uma realização da Prefeitura Municipal de Campinas e do Salão de Beleza Symetria, que há sete anos é posto de doação de cabelos para mulheres em tratamento do câncer de mama e tem o apoio do Galleria Shopping. O presidente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Carlos Jereissati Filho, esteve presente no evento.

O projeto contou com a participação dos artistas plásticos: Robinson José da Silva, Mário Gravem Borges e Jadsonchic, Dalcio Machado, Paulo Branco, João Bosco, Synnöve Hilkner, Nale Simionatto, Renato Stegun, Lisa França e Rosana Amorim.

Por parte dos jornalistas são: Ronaldo Faria (introdução), Fabiano Ormaneze, Paulo Gonçalves, João Nunes, Patrícia Penzin, Felipe Zangari, Elizabete Morais Delfino, Zezé de Lima, Carolina Rodrigues, Manuel Alves Filho e Lalá Ruiz.

A exposição vai até o dia 18 de outubro.

À noite, em uma abertura prévia para convidados, o prefeito Jonas Donizette foi conhecer a exposição acompanhado por autoridades. O presidente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Carlos Jereissati Filho, compareceu e elogiou a iniciativa.

“De todos os trabalhos feitos na campanha Outubro Rosa, o mais interessante é esta exposição, pela suavidade com que retrata a doença, de forma artística e leve, sem tirar a seriedade do assunto e de forma a despertar a consciência das pessoas para o tema”, disse o prefeito.

Jonas Donizette ressaltou que este ano é especial porque em seu governo não há demanda reprimida de mamografias. O prefeito deu os parabéns a todos os envolvidos na exposição. “A vitória se constroi a cada dia e as histórias retratadas aqui servem de exemplo para a gente. Parabéns às Vitoriosas”.

Outubro Rosa

O “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome faz referência à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas relacionadas ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao “Outubro Rosa” foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em 2 de outubro de 2002.

Em Campinas, a programação vai contar com a Caminhada Laço Rosa, na Arautos da Paz/Taquaral, palestras, orientações, entre outros.

O evento está sendo promovido pela Prefeitura de Campinas, Sanasa, Transforma Campinas, Post It, Scotch-Brite, Symetria, Unimed, Band, EPTV, Rede Família, TVB, TV Câmara, VTV, Shopping Iguatemi, Galleria Shopping, Teatro Livraria da Vila, Avon, Ative Vida, Dimen, Franco do Amaral, Caism, Groove 19 e Ion Radioncologia.

Serviço:

Exposição “Vitoriosas”

Galleria Shopping no segundo piso, ao lado da loja MAC.

De 05/10 a 18/10 de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Entrada Franca